Resenha | A Escolha - Kiera Cass

06 agosto 2014
Oi galerinha. Tudo certo?
Hoje eu trago pra vocês outra resenha, da mais que maravilhosa série chamada “A Seleção”. O livro da vez é o último da trilogia - momento de lágrimas, odeio quando a estória chega ao fim - e se chama “A Escolha” da autora Kiera Cass. Na verdade, não é bem o último, porque eu ainda não li “Contos da Seleção - O Príncipe e o Guarda” - basicamente esse livro é a versão do meninos -, porque na realidade a estória de amor de Max e Mari tem a sua finalização no terceiro livro da série.
Pra quem não sabe eu fiz as outras resenhas dos 2 livros anteriores (é só clicar em uma das opções abaixo para ver):
Mas vamos ao livro que mais me cativou. Eu AMEI o último livro da trilogia!
1. Sinopse
“Estava cansada da competição. Precisava terminar dez vez com Aspen. Lutaria por Maxon. Quando foi sorteada para participar da Seleção, America não imaginava que chegaria tão perto da coroa - nem do coração do príncipe Maxon. Com o fim do concurso cada vez mais próximo e as ameaças rebeldes ao palácio ainda mais devastadoras, ela se dá conta de tudo o que está em risco e do quanto precisará lutar para alcançar o futuro que deseja. America já fez sua escolha, mas ainda há muitas outras em jogo… Aspen, seu antigo namorado, terá de encarar um futuro longe dela. E Maxon precisa ter certeza dos sentimentos da garota antes de tomar a grande decisão, ou acabará escolhendo outra concorrente."

2. Resenha
No Terceiro livro da Série, nós iremos notar personagens mais maduros e que cresceram muito durante toda a história. E uma America convencida de que ama o príncipe Maxon - finalmente! rs. 
O rei Clarkson, nesse livro, pega pesado com Mari, tudo porque ele não a aprova, afinal ele é um carrasco. E, até mesmo as últimas quatro Selecionadas mudam, antes rivais constantes, acabam se aliando e formando um real laço de amizade, o que acaba tornando a vida dentro do palácio muito mais fácil em diversos aspectos.
Maxon e Mari inicialmente vão ter dificuldades em se relacionar bem e muitas vezes vai parecer que existe um abismo entre eles, mas o amor, mesmo com a distância irá continuar lá, porque um amor como o dos dois, não morre, pode machucar muitas vezes, mas no geral só os torna melhores, como pessoas e também como futuros rei e rainha.
Em “A Escolha” muitas dúvidas e questionamentos serão explicados e irão tornar a história mais emocionante. Desde as questões políticas entre os rebeldes do Norte, que na verdade se tornam aliados do governo ao lado de Maxon e Mari e acabam sendo o bote salva vidas de ambos em 2 momentos importantes do livro. E até mesmo, o relacionamento de amizade de Aspen e Mari e, também, o amor real e mágico de Max e Mari.
Ocorrem também acontecimentos surpreendentes, que nos fazem ficar de queixo caído ou com o olhos marejados ou com um sorriso tão grande que não cabe na boca, rs.
E pra encerrar, deixo aqui um trecho da estória, foi difícil escolher um, mas eu escolhi aquele que mais me tocou. Lá vai:
“ - Naqueles segundos, lamentei tudo o que tinha perdido. Nunca veria você caminhar a meu lado na igreja; nunca descobriria seu rosto em nossos filhos; nunca veria mechas grisalhas em seus cabelos. Só que, ao mesmo tempo, não me incomodava. Se a minha morte - ele deu de ombros novamente - significava a sua vida, como poderia ser algo ruim?
Ao ouvir isso, perdi o controle, e as lágrimas desabaram copiosamente. Como pude pensar que sabia o que era me sentir amada até naquele instante? Nada jamais chegara perto daquele sentimento que transbordava, que enchia cada centímetro do meu corpo com um calor absoluto.
- America - Maxon disse com doçura, me obrigando a secar os olhos e encará-lo -, sei que você vê um rei aqui, mas me permita ser claro: isto não é uma ordem. É um pedido, uma súplica. Eu imploro: faça de mim o homem mais feliz do mundo. Por favor, me dê a honra de ser minha esposa.” 
(pág. 338)
3. Impressões e Críticas
Sinceramente, eu adorei esse livro, ao meu ver foi o melhor da série, foi super apaixonante, eu não via a hora de saber o que iria acontecer e como tudo iria se desenrolar, achei simplesmente perfeito! 
A America ama Maxon e Maxon ama America, quer coisa melhor?! haha. 
E as cartas que o Max escreveu??? Chorei até!!! rsrs. Tão lindas, de partir o coração e remendá-lo de novo. Ele de fato era o homem certo para Mari: forte, amoroso, romântico e inovador. 
Quanto ao Aspen eu gostei muito do final que a autora escolheu para ele e, ao meu ver, foi um final mais do que feliz. Todos de certa maneira encontraram a real 'tampa da sua panela’ e foi um prazer poder ler cada página. Só posso dizer OBRIGADA Kiera Cass por me alegrar imensamente com essa linda coleção, eu vou sentir falta de toda essa galera.
a. Gostei
Eu gostei de muitas coisas, mas as principais foram:
- o novo perfil da Celeste, ela ficou bem mais humana nesse livro e acabou até se tornando amiga de Mari;
- o fato do Aspen ter encontrado um final feliz, porque estava meio preocupada com o que iria acontecer com ele;
- as cartas lindas e maravilhosas que Max escreveu como um desabafo do seu coração e acabou entregando para Mari - (pra mim foi um dos atos mais românticos que ele fez durante toda a série);
- o final do livro, na verdade eu não gostei, eu AMEI! Foi muito tchuco!! s2
b. Não Gostei
Agora meu momento criança birrentinha: ‘- Eu não gostei porque acabou! Buááá!'
Eu tenho um problema aqui, tudo o que eu não gostei eu não vou poder falar, porque senão seria considerado spoiler bombástico. Então, eu vou deixar no ar só essa bomba e você aí leitor conclua como quiser ou leia o livro e descubra o que eu quis dizer:
  • Celeste e o Sr. Singer: nunca imaginei que aconteceria algo do tipo com eles.
c. Ficou em Aberto
Acho que o que ficou em aberto, mas também não fez uma mega diferença, foi a questão dos:
  • revolucionários do Norte e o que houve com eles: eles ficaram no Norte mesmo? Ou eles decidiram ficar por perto e ajudar?
  • revolucionários do Sul: qual a razão real deles atacarem tanto, é só para causar discórdia ou eles tem uma meta? E o que acontece com eles no final? Vão atacar de novo será ou não?

Bom, gente, essa foi a resenha do dia, e estou no momento passando por aquela trágica Ressaca Literária, é sempre doloroso pra mim quando um livro que eu gosto muito acaba, mas não tem jeito, todo começo tem um final e eu só posso agradecer por ter conhecido essa Série. Obrigada Bia e Fuxico, obrigada mesmo por ter me apresentado a essa realidade linda de “A Seleção”.

FIM

Pontuação:

0 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

0 comentários:

Postar um comentário

 
© BOROGODÓ LITERÁRIO - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo